sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Brincadeiras e Contação de HIstórias na Zastras (grátis)

Histórias e brincadeiras na Zastras (grátis)

A linda loja Zastras do Caminho das Árvores está proporcionando aos pequenos muitas atividades legais para este final de semana:
Sexta, dia 30, às 17h30
Contação de história: Humberto e Amarilis (Editora Zastras), com Luciana Ávila
Público-alvo: crianças de 3 a 6 anos


Sábado, dia 1º, às 15h30
Contação bilingue de história: O ratinho do Farol (Editora Zastras), com Patrícia Zuza e Milena Falcão (Professoras de inglês e contadoras de histórias)


Domingo, dia 2, às 10h30
Oficina de Brincadeiras com Lucas Castro (Grupo Skyruila)


Domingo, dia 2, às 16h
Contação de Histórias para Brincar, com Ana Luisa e Drica Rocha



Endereço: Zastras Caminho das Árvores (Alameda dos Umbuzeiros, 117 - Caminho das Árvores).
Telefone: 3353-4787 

Descubra o Brasil com Doki, no Salvador Shpping (grátis) 30/09 a 19/10/11




O que seu filhote acharia se os Backyardigans, fossem seus guias pelo Nordeste do País, e se Sid, O Cientista os leva-se para conhecer a região Centro-Oeste?

É um programa para toda a família, o evento itinerante DESCUBRA O BRASIL COM O DOKI, está a partir de 30 de setembro até o dia 19 de outubro, na praça central do  toda a família poderá se divertir com alguns dos personagens favoritos do Discovery Kids, que ensinarão às crianças conceitos da geografia brasileira de forma lúdica e divertida.
DESCUBRA O BRASIL COM O DOKI levará os pequenos em um circuito composto por cinco áreas, que correspondem às regiões do País. Nessa aventura, as crianças interagem entre si, aprendem sobre as diferenças culturais dos estados brasileiros e, à medida que percorrem as atividades, contarão com a ajuda de Doki e Mundi para completar as missões e assim garantir o carimbo no passaporte para se tornarem Exploradores Discovery Kids.
Na companhia de Doki e Mundi os pequenos visitarão lugares incríveis de todo o Brasil:
REGIÃO SUL: com a ajuda de Doki e Mundi as crianças irão aprender sobre a região Sul do País e o quão importante é organizar a mala para a viagem.
REGIÃO CENTRO-OESTE: nesta área, “Sid, o Cientista” mostra que o Centro-Oeste é uma região com uma variada vegetação, e ensina as crianças quais são os produtos finais que derivam das plantações de café, algodão e milho.
REGIÃO NORTE: Na companhia de “Toot & Puddle” os pequenos vão se divertir aprendendo a fazer música com os mais diversos sons da natureza, utilizando instrumentos típicos brasileiros.


REGIÃO NORDESTE: em uma das regiões mais bonitas do nosso País, entre os planaltos e praias, os “Backyardigans” precisam da ajuda dos pequenos para pescar.

REGIÃO SUDESTE: com Doki, Mundi, Fico, Anabela, Oto e Gabi os aventureiros vão conhecer o Rio de Janeiro, onde fica o maior estádio de futebol do Brasil, o Maracanã. Lá, antes de completarem seu passaporte de Explorador Discovery Kids, acontece uma divertida partida de futebol com toda a turma do Doki.
Para mais informações, acesse o site: www.discoverykidsbrasil.com.

A concepção e produção do evento têm como responsável a agência BYSide Comunicação junto com a Discovery Brasil.

Descubra o Brasil com Doki
Local: Salvador Shopping Av. Tancredo Neves, 2915 Salvador - Bahia
Local do evento: Praça de eventos
Telefone: (71) 3417-6000
Data: 30 de setembro a 19 de outubro
Horários: Segunda à sábado das 9h às 22h; domingo das 13h às 21h
Entrada gratuita
Ingressos: Retirada de senhas com o horário de entrada no circuito no local. Os ingressos são válidos para o dia em que foram entregues. Horário de funcionamento da bilheteria: segunda à sábado das 9h às 22h; domingo das 13h às 21h.

Segue o regulamento do evento (retirado do site http://www.salvadorshopping.com.br/)
:

Descubra o Brasil com o Doki! Discovery Kids - Salvador Shopping

Descubra o Brasil com o Doki! Discovery Kids - Salvador Shopping
Regulamento Descubra o Brasil com o DokiDiscovery Kids - Salvador Shopping
EVENTO• Horários de funcionamento do evento:
De segunda a sábado, das 9h às 22h. Domingos, das 13h às 21h.
• Local do evento: Praça Central - Piso L1.
• Os participantes deverão se apresentar na fila de entrada 15 minutos antes do horário marcado.
RETIRADA DE INGRESSO• Local: bilheteria, próximo ao evento.
• Ingressos válidos somente para o mesmo dia.
• Lotação limitada.
• Horários de retirada de ingressos: segunda a sábado, a partir das 9h. Domingos, a partir das 13h. Até o término dos ingressos do dia.
• Entrada gratuita.
• Após a participação nas atividades, o visitante que quiser participar novamente deverá se dirigir à fila de retirada de ingressos.
• Edição limitada de ingressos.
• Na retirada do ingresso, os visitantes deverão preencher uma ficha de cadastro para a entrada
no evento.
GERAL• Permitida a entrada de crianças de 0 a 11 anos, limitadas à altura de 1,35 metro e somente acompanhadas por um adulto responsável. É obrigatória a presença de um adulto responsável durante a participação da criança no evento, o qual se responsabilizará por ela.
• Não é permitido entrada com alimentos e bebidas.
• Não é permitido entrada de animais no evento.
• Todas as atividades estão sob a coordenação de monitores treinados, que darão dicas de funcionamento, segurança, regras do evento, entre outros. Os participantes que não acatarem as orientações da monitoria e coordenação do evento não poderão permanecer nas atividades.
• O presente evento é aberto à participação gratuita de clientes pessoas físicas durante o período de 30 de setembro a 19 de outubro de 2011.

Teatro de Bonecos Chico Rei - 30/09 a 02/10




Espetáculo para crianças maiorzinhas, o Teatro de Bonecos “Chico Rei”, conta a história de uma personagem que se torna um herói político e habilidoso, quando reconstrói, simbolicamente, seu reino em meio à repressão e ao preconceito, numa época em que nada era mais valioso que o ouro.
Apropriando-se da estatuária africana e do barroco mineiro, mais especificamente do Antônio Francisco Lisboa – o Aleijadinho, o espetáculo propõe um confronto entre estas duas estéticas tão diferentes, que ao mesmo tempo refletem a produção de imagens dos negros do Congo e dos mestiços brasileiros do século XVIII, ressaltando a importância dessa confluência para a formação da arte e do povo brasileiro.
Dentre as inúmeras histórias geradas pela conflituosa relação entre os escravos e os colonos brasileiros, a de Chico Rei é uma das mais fascinantes, pelo fato de, habilidosamente e envolto a um grande carisma, ter não só sobrevivido, como prosperado em meio a tamanha repressão. As histórias contam como Chico Rei construiu a Igreja do Alto da Cruz e teria introduzido o Congado no estado de Minas Gerais, com o Reisado do Rosário.
Sua história alimenta a memória, a tradição e desdobra a ambigüidade das festas, o significado de preservação da celebração das congadas e a importância do imaginário popular. A história do Rei do Congo não evoca só a história da resistência do negro sobre as condições do século XVIII, mas alude às situações vividas, atualmente, no país, como o racismo não declarado.
O acesso ao espetáculo apresentado na Caixa Cultural Salvador será feito mediante a troca de 1 kg de alimento por um ingresso, na bilheteria do local.

Programe-se
Evento: Espetáculo Teatral de Bonecos “Chico Rei”
Local: CAIXA Cultural Salvador (Rua Carlos Gomes, 57, Centro, Salvador)
Data: De 30 de setembro a 2 de outubro (sexta-feira, sábado e domingo, às 20h)
Entrada: 1 kg de alimento (trocado a partir das 14 horas do dias de espetáculo)
Classificação: 12 anos
Informação: (71) 3421-4200

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Teatro para bebês em Salvador - 01 e 02/10



Inédito em Salvador o espetáculo De sol, de céu e de lua, é voltado para o público baby. Surpresa? Mas é isso mesmo.  
Normalmente deixamos a criança crescer mais um pouquinho para levá-las ao teatro, já que achamos que ela vai se cansar, chorar, sentir fome e não entender o que acontece. E de fato é assim. Mas imagine levá-lo ao teatro e ele se mostrar interessado, interagir e bater palminhas? Fofo, né?  

Essa peça é  idealizada pela atriz e produtora Mariana Moreno e pela Cia. Teca-Teatro, com participação de Marconi Araponga e Luciana Comin, tendo objetivo de proporcionar um entretenimento artístico e cultural, através de estímulos sensoriais, imagens poéticas, sons e a dramaturgia, valorizando a subjetividade do mundo infantil por meio do surrealismo dos poemas de Manoel de Barros (Cuiabá, 1916-) e o período surrealista de Joan Miró (Barcelona, 1893-1983).

Para os que apostam nesse segmento acreditam que a capacidade poética nasce com o ser humano e, por isso,  os pequenos têm direito à cultura e ao convívio social tão logo vêm ao mundo. Eu concordo. E tem muito mais gente apostando nesse público aqui no Brasil, tanto que esse ano aconteceu o I CICLO INTERNACIONAL DE TEATRO PARA BEBÊS simultaneamente no Rio de Janeiro e em Brasília, com patrocínio do Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e do Centro Cultural Banco do Brasil, esse evento reuniu artistas da França, Espanha, Itália e Brasil, em apresentações, oficinas e mesas-redondas.

Segue descrição do espetáculo por Mariana Moreno (retirado do blog http://desoldeceuedelua.blogspot.com/:

"Os bebês não separam realidade de sonho. Por isso nosso espetáculo busca um apuro visual. Para estimular o público as cores fortes e primárias da arte pictórica de Joan Miró, com suas formas desconstruídas por uma apurada técnica, que busca, de modo agudo, o distanciamento das normas acadêmicas, conquistando a “infância do traço” e reencontrando (ou conquistando) a infância em plena maturidade profissional.
Ao encontro de Miró trouxemos a poesia de Manoel de Barros. Por muitos considerada surrealista, nada mais é do que a arte de um menino, que do auge de seus 95 anos, brinca de jogar com as palavras, pintando quadros poéticos com frases nonsense que desregulam os sentidos. Para Manoel “Arte não tem pensa:/ O olho vê, a lembrança revê, e a imaginação transvê./ É preciso transver o mundo. / Isto seja: / Deus deu a forma. Os artistas desformam. / É preciso desformar o mundo:/ Tirar da natureza as naturalidades.”
Crianças de todas as idades transvêem o mundo. E essa é a premissa da qual partimos para a construção deste espetáculo.
Em relação à linguagem, o bebê, por exemplo, só começa a estabelecê-la após os 12 primeiros meses. Ora, fazer um espetáculo com o recurso da blablação (gromelô) não fará a pessoa bebê entender melhor a situação cênica. Priorizamos então os mais velhos (crianças e adultos), permitindo-lhes a compreensão (daquilo que pode ser compreendido) através da linguagem falada, levando a ‘perturbação dos sentidos’ para as frases e orações, e não para as sílabas e letras. Para todos (bebês, crianças, jovens e adultos) priorizamos o trabalho corporal no auxílio para a narrativa dramática.
Para o bebê, teatro, dança e música são indissociáveis. Por isso o espetáculo é pleno de trilhas musicais e efeitos sonoros (ao vivo e em off) para auxiliar nessa narrativa não-linear, lírica e onírica estruturada pelos artistas criadores.
Na medida do possível se buscará (nossa estreia será dia 01-10-2011) o contato com as crianças por meio de outros sentidos, além do da visão e audição. O toque das atrizes em crianças que poderão estar em cena, o contato com esguichos, bolinhas de sabão, efeito de gelo seco (em geral com um perfume agradável), a utilização de tintas comestíveis na cena e a possibilidade de todas explorarem os detalhes do cenário no final do espetáculo, dará conta da proposta estésica objetivada."

Programe-se!
Espetáculo Infantil De sol, de céu e de lua 
Local: Teatro SESI Rio Vermelho – Rua Borges dos Reis, 9, Rio Vermelho. Telefone: 3616-7061
Data: 01 e 02/10 - sab e dom, 16h30
Preço: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)
Idade: 0 a 100 anos

Musical Infantil Barbeiro de Ervilha (preços populares) 01 e 02/10





"O barbeiro de Ervilha" é uma adaptação brasileira inédita da ópera "O barbeiro de Sevilha", de Gioacchino Rossini com libreto de Cesare Sterbini, baseado na comédia homônima de Pierre Caron de Beaumarchais. Adaptado por Vanessa Dantas, o espetáculo é dirigido por Daniel Herz. Em aproximadamente 60 minutos de duração, a peça mostra as aventuras de Fígaro, o protagonista, no Sertão do Nordeste, onde as personagens ressurgem mais cândidas e brasileiras, com as feições dos tipos populares tradicionais da cultura nordestina.

A montagem promove o encontro entre música erudita e música popular, associa arranjos de temas melódicos das mais conhecidas árias, duetos, conjuntos e coros da ópera de Rossini com os ritmos encantadores da música popular nordestina. Os números são tocados e cantados ao vivo pelos próprios atores ao som de sanfona, rabeca, viola, flauta transversa e outros instrumentos
Musical Infantil "O Barbeiro de Ervilha"
Local: Teatro Vilha Velha
Data: 01 e 02/10 (sábado e domingo)
Horários: Sábado - 16h e  Dom -11h e 16h
Preço: R$ 4 e 2 (Adorei esses valores!)

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Passo a Passo Tulipas de Tecido


Tulipas são flores encantadoras e agora parece que virou moda: tulipas enfeitando festas infantis, tulipas de lembrança de maternidade, tulipas usadas na decoração, tulipas para mil e uma utilidades.

Seguem algumas imagens retiradas na net com idéias de como elas podem ser utilizadas, e logo abaixo um vídeo com passo a passo da confecção:




Seguem vídeos, sendo  o primeiro tulipas no vaso de flores e o segundo tulipas com lápis:


Música Tema do Mágico de Oz

O Espetáculo Infantil O Mágico de Oz apresentado no Teatro Castro Alves, final de semana passado foi um verdadeiro sucesso.
Inovador e surpreendente, o espetáculo de 02hs prendeu a atenção de todo público. Amei a parte onde os personagens passam por um campo de papoulas e imediatamente toda a platéia sente a fragância delicada dessa flor. Além dos efeitos especiais, a atração a parte que foi o Totó, o cachorrinho da peça, um verdadeiro artista.
Coincidência ou não, a música tema (Somewhere Over the Rainbow) do musical interpretada pelo personagem Doroty está me perseguindo, acreditam que no dia seguinte foi música de entrada de uma noiva na igreja? E que hoje ouvimos na rádio? 
Seguem abaixo algumas interpretações.  



Em inglês do filme original, que já tem 72 anos



Interpretada pela cantora Luiza Possi versão em português (Além do Arco Íris):



Vejam em inglês pela impressionante Conie Calbot (Somewhere Over the Rainbow)



terça-feira, 27 de setembro de 2011

Comportamento: Idade ideal para dar celular ao seu filho


Sabe aquele papinho de: "- Mãe todo mundo tem, menos eu? "
Já querem nos pegar logo pelo emocional, mas no caso do celular não é bem assim. Pesquisei e vi que apenas 14% das crianças entre 5 e 9 anos possuem, apesar da maioria já ter usado celular (65%). Segundo é que o celular não é um brinquedo eletrônico.
Certamente é a melhor invenção de nossos tempos, principalmente para nós mães, já que podemos falar com nossos filhos a qualquer hora.
A minha filha mais velha,  só teve seu primeiro celular com 09 anos, e foi um bem básico apenas para nos comunicarmos, com o passar do tempo queria um mais moderno, mais bonito, com jogos, et,etc,etc.  Sucumbimos ao seu pedido e compramos como presente de aniversário de 10 anos (era bem mais moderno que o meu), 02 dias depois o celular já não funcionava mais.  Nessa mesma época a amiguinha dela também ganhou de aniversário um celular super  moderno (e caro)... perdeu. A minha caçula ganhou celular com 5 anos, mas pouco falava, era mais para tirar foto, e até hoje ela tem e está super bem cuidado. Mas agora já com 8 anos quer um bem mais moderno.
Enfim acho que vai também da necessidade de cada um, mas não acho legal, nem necessário dar um celular cheio de tecnologia a uma criança que não tem maturidade.   
E após essas minhas experiências, passo alguns pontos que devemos prestar atenção quando o assunto é celular.
Comprar Celular pré-pago – Dessa forma você pode controlar os gastos. E é bom estipular  um valor mensal de recarga.
Celular não é para bater papo – Ensinar  que o celular deve ser usado em caso de necessidade. Os menores gostam de ficar ligando toda hora e de receber ligações, já que é novidade.
Segurança –  Celular é pessoal, não ficar emprestando pra todo mundo.
Regras – Na escola durante a aula, o celular tem que ficar desligado.
Limite- Nada de ficar o tempo todo nos joguinhos e ouvindo música.
Outra coisa: celular pode prejudicar a saúde dos pequeno. Dores na nuca, nos olhos e nos polegares, assim como desconfortos musculares, podem ser sinais de excesso de uso dos aparelhos. 

Artigo muito interessante da Mara Luquet no Jornal Valor

"Em vez de celular, dê um apartamento para seu filho de 4 anos"
A proposta é: dê um apartamento para seu filho, não o celular.

Há no mercado um celular para crianças de 4 anos, custa em torno de R$800,00.

Simulação feita pelo economista Robinson Moraes, da equipe do Valor Data, mostrou que o valor desse celular, anunciado pela bagatela de R$ 800, pode render ao seu filho um bom dinheiro. Uma aplicação inicial de R$ 800, mais mensais de R$ 50 (o equivalente à conta de telefone, numa projeção muito conservadora) a uma taxa média anual de 8% chega ao final de 18 anos a R$ 26,6 mil. Se a carteira de investimento tiver um perfil mais agressivo e conseguir uma taxa média anual de 10% de retorno, o valor chega a R$ 33,3 mil.

Você pode então resgatar o dinheiro porque seu filho de 4 anos, que não ganhou o celular, terá 22. Mas se não o fizer e deixar aplicado por mais 20 anos, sem fazer nenhum aporte adicional, ele chegará à meia idade com um presente de R$ 155 mil (a uma taxa de 8% ao ano) ou de R$ 223 mil (a uma taxa de 10%). Um presentão que não exigiu nenhum esforço financeiro.

Adultos que aprendem na infância que os recursos são escassos costumam se tornar consumidores conscientes, o que faz bem não apenas para ele, mas para toda a comunidade. 

Pense nisso...

domingo, 25 de setembro de 2011

Missa para crianças em Salvador






Para quem é católico e frequentador de missa sempre gosta de levar os filhos, mas muitas vezes as crianças ficam inquietas e apesar de seguir esse ritual, raramente entendem a mensagem passada.

Acho uma excelente idéia a igreja ter missa especialmente para o público infantil.

A Paróquia Nossa Senhora da Luz na Pituba, recebe a criançada todos sábados as 17h. E é muito lindo. As tias da catequese sempre começam com uma música , depois contam uma história bíblica, onde são passados valores religiosos, morais e éticos de uma forma lúdica.
Todas as crianças interagem e participam da missa desde a entrada até o ofertório.
O Auto de Natal do ano passado foi belíssimo.  

Missa para as crianças
Local: Paróquia Nossa Senhora da Luz (Pituba)
Datas: Todos os sábados as 17:00h 

sábado, 24 de setembro de 2011

Sábado Animado no Shopping Paseo


O Shooping Paseo prepara uma programação especial para as crianças, onde haverá show de mágica e oficinas de pintura, mas para começar o projeto Sábado Animado, acontecerá hoje, dia 24/09 contação de histórias com Zezé.
Tive a oportunidade de fazer junto com a minha filha caçula um curso de contação de histórias com Zezé e sinceramente ela é admirável ,excelente profissional e uma pessoa apaixonante. O curso foi totalmente prático, onde a turma foi dividida em grupos e cada equipe tinha que contar uma história. Adivinhem a equipe que ganhou? A minha equipe e a minha filha de 8 anos, foi a contadora de histórias e ganhou um livro. 

Programe-se:
Sábado Animado Paseo (contação de histórias com Zezé)
Data: 24 de setembro
Horário: 17h (contação de histórias)
Entrada Gratuita.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Adorei:Comercial Eu Penso Assim

Adorei esse comercial do Colégio Integral Kids, que foi idealizado por uma aluna de 5 anos.
As crianças soltam a imaginação e falam do que pensam da escola.

Assista:




Brinquedo Legal: Mini Chef Sorveteria


Comprei e explico como funciona.

Simpatizo pelos brinquedos da Long Jump, sempre fazem coisas criativas.


Gostei da proposta e ela realmente faz sorvete de verdade (juro que já estava ficando agoniada de tanto rodar o  o barril de alumínio  e nada, mas de repente o líquido virou massa de sorvete), fizemos de baunilha e de primeira deu super certo e ficou uma delícia! Na segunda vez demorou um pouco para dar o ponto, mas deu certo também. Segui todas as orientações do manual e as receitas fiz idênticas. (O segredo mesmo é deixar o balde de alumínio super gelado, com gelo e sal).

A única coisa chata mesmo é guardar a máquina, mas se for comprar tem que usar, porque sempre nessas novidades temos uma grande empolgação no início, sendo o destino do brinquedo ficar guardado dentro da caixa.

Então fica minha dica para um presente bem legal (o Dia das Crianças está perto): Mini Chef Sorveteria .
Vale a pena!
Preço médio: R$170,00 (Minha filha ganhou de presente da tia e foi comprado na Ri Happy do Salvador Shopping, pesquisamos em outras lojas de brinquedos e ainda não havia chegado, a procura está sendo grande).
Idade: a partir de 5 anos

Obs: Vi que este post é um dos mais visitados, e várias crianças estão pedindo para os pais de presente do Dia das Crianças. Eu liguei para a maioria das lojas grandes de brinquedos de Salvador e esse brinquedo está em falta. Quem saber onde vende poderia postar aqui, que tal?


Compra Coletiva em Salvador : Kit Festa

É uma polêmica essa questão de compra coletiva, mas não quero entrar nessa discussão, apenas quero compartilhar com vocês essa oferta, que achei interessante aproveitar para uma festa infantil:

60%OFF Kit Festa. 100 Salgados + Mini Bolos no palito + 50 Pãezinhos + Pão Metro. De R$180 por R$72

O Atelier das Delícias é uma empresa estabelecida na Bahia há 03 anos, onde seus sócios, após 20 anos de trabalho nesta área em São Paulo, resolveram dedicar-se ao mercado de casamentos e eventos em geral de Salvador. Atende todos os tipos de eventos sociais, entre os quais se destacam Casamentos, Aniversários, Formaturas, Debutantes, Camarotes, Eventos Corporativos e Empresarias. Produzimos: Bolos de Casamento em pasta americana, Bem Casados, Doces Finos e Tradicionais, Doces temáticos, Salgados (fritos, assados e folhados), Finger Foods, Pão Delícia. O ATELIER DAS DELÍCIAS, oferece soluções em buffet para você fazer sua reunião de amigos ou festa com produtos encontrados nas melhores casas de festas de Salvador. Salgados, doces e bolos produzidos com as melhores matérias primas, sob rigorosas normas de manipulação e qualidade, o que confere a seus produtos sabor e apresentação inigualável, com padrões de tamanho "festa", o que permitirá planejar antecipadamente a quantidade de KITS que necessita de acordo com a quantidade de participantes de seu evento.
ENDEREÇO
Av. Santos Dumond 1224, Estrada do Coco Km1 Jardim Aeroporto, Lauro de Freitas
TELEFONE71-9116-1318, 3378-5179, 9939-8882

A oferta tem data de validade, condições e está em:
http://www.ofertasclube.com.br/team.php?id=220&utm_source=MailingList&utm_medium=email&utm_campaign=220+-+Atelier+das+Delicias

III Mostra de Orquídeas Palacete das Artes Rodin Bahia


Orquídeas são minhas flores prediletas, ou melhor rosas e tulipas também..rs. Enfim flores são sempre lindas e vale levar as crianças para conhecer melhor essa dádiva da natureza e para os pais que se interessarem, tem as oficinas. 

MOSTRA DE ORQUÍDEAS
A III Mostra de Orquídeas é realizada pelo Palacete das Artes em parceria com a O.B.A. Orquidófilos Baíanos Associados.
Na sua programação, com visitação gratuita aberta ao público, constam abertura Oficial, no dia 23 (sexta-feira) às 10h, Oficina de Cultivo , dia 24, com Roland Cooke, às 11h e, no mesmo dia, às 16h, palestra de Cassio Wanderberg, “Biologia das Orquídeas “.
 No domingo, dia 25, às 16h, palestra de Francisco Parente sobre “Noções de Cultivo de Orquídeas”. A mostra estará aberta, sempre, das 10h às 18h.


A Lenda da Orquídea:
Conta a lenda, que a primeira orquídea nasceu quando uma jovem e bela mulher ambiciosa que só se preocupava com a própria elegância, desprezava o amor de vários pretendentes que lhe traziam presentes. Os deuses resolveram castigá-la e fizeram com que a jovem mulher se apaixonasse por um homem que não a correspondia, como castigo pelo seu desprezo.
Essa mulher pediu ajuda a uma bruxa que prometeu a ela que o seu amado não teria outro amor em troca de sua alma. E assim, a bruxa o transformou em uma árvore. A mulher se abraça a essa árvore em prantos e pede aos deuses para transformá-lo em homem novamente. Um gênio que passava por ela e viu o sofrimento, ficou com pena da jovem para mantê-la perto do seu amado e a transforma na orquídea.
Por isso o significado das orquídeas está ligado ao amor, luxo, riqueza, elegância, força, beleza e ambição. Na Grécia antiga, as orquídeas significavam virilidade, os astecas bebiam um chá feito com orquídeas para dar poder e força e na China mastigava-se o sulco para curar doenças pulmonares, pois se acreditava que as orquídeas tinham poder de cura e proteção.
As orquídeas são presentes perfeitos para várias ocasiões e podem ser dadas para homens e mulheres. As cores para presentes femininos são rosa, coral, vinho e bege e para os homens as mais indicadas são as orquídeas amarelas e brancas.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Livraria Saraiva - Contação de Histórias (24 e 25/09)



Na Megaestore Saraiva do Salvador Shopping tem um espaço especial dedicado as crianças, e todo final de semana tem o projeto Hora da Criança - Contação de história, segue a programação do próximo final de semana (sábado e domingo 25 e 25/09):

Saraiva Salvador Shopping
24/9, sábado, 17h
O Menino Mágico
Daniel era um menino de imaginação fértil e poderes mágicos. Junto com seu inteligentíssimo primo, inventou de ir sozinho a um programa de TV para ganhar um prêmio. Quer saber quais foram as confusões em que eles se meteram?

25/9, domingo, 17h
Zé Murieta - O homem da capa preta
Na caixa de correio da Casa Amarela, Julinho viu uma carta do morador do número 660, que o velho carteiro havia entregado por engano. Disposto a desfazer o erro, Julinho saiu em busca do verdadeiro destinatário e... surpresa! Era o endereço do casarão abandonado do homem da capa preta, o morador misterioso de quem muitos tinham medo. Será que a coragem de Julinho vai ser suficiente para encarar o homem da capa preta?





Floresta Encantada no Shoopping Paralela (21/09 a 12/10)


Quem for ao Shopping Paralela nesse perído dará de cara com árvores falantes circulando pelo shopping e distribuindo panfletos  que sugerem pequenas atitudes sustentáveis que podem ser adotadas em casa, na escola e também no trabalho.De uma forma lúdica, esse evento diverte e educa.

Floresta Mágica é um evento promovido pelo Shopping Paralela e Greenpeace, dentro do Programa Paralela Consciente com o objetivo de desenvolver ações de sustentabilidade com atividades educativas relacionadas à preservação da natureza.
Iniciado no Dia da Árvore, 21 de setembro, o evento vai até dia 12 de outubro, as atrações são gratuitas e está acontecendo na Praça de Eventos do Shopping Paralela, piso L1, de segunda a sexta das 13h às 21h, no sábado das 10h às 21h, e no domingo das 14h às 20h.

Esta é também uma ação onde os pais poderão levar seus filhos para uma verdadeira aula de cidadania. Oito monitores do Greenpeace irão acompanhar as pessoas para esclarecer dúvidas, distribuir panfletos com dicas de preservação ambiental, como o uso consciente da água, e alertando sobre os constantes desmatamentos das nossas florestas, entre outras tantas dicas importantes para a conscientização da população.

Várias escolas já estão agendando uma visita, buscando assim, proporcionar aos estudantes uma experiência que pode ajudá-los a mudar hábitos e formar conceitos de cidadania de forma lúdica e animada.

Nesta ocasião, os visitantes também poderão conhecer um pouco mais sobre o trabalho sério e respeitado do Greenpeace. Paralelo às exposições, será exibido um vídeo institucional sobre esta organização global que atua para defender o meio ambiente e promover a paz, inspirando as pessoas a mudarem atitudes e comportamentos.
Atrações da Floresta Mágica

O evento Floresta Mágica conta com quatro atrações que acontecem simultaneamente e com acesso livre para todas as idades.

No Espaço Iglu, de 4 metros de altura e 6 metros de diâmetro, será transmitido um vídeo que tem a proposta de alertar a todos para os danos que o planeta vem sofrendo ao longo dos anos. De autoria do Greenpeace, o vídeo sugere ao público a reflexão sobre as atitudes que cada um pode tomar e assim colaborar com um planeta mais saudável. Os bancos para acomodar os visitantes são feitos de mdf, que é um tipo de madeira reaproveitada.

A Árvore Falante, de 4 metros, interage com o público, e desperta especial atenção das crianças que ficam atentas ao que ela ensina sobre os cuidados que devemos ter com a natureza.

A Exposição Fotográfica tem o intuito de alertar sobre o desmatamento florestal. Em seis painéis são exibidas imagens de desmatamento em florestas brasileiras, com flagrantes de derrubadas e queimadas das árvores, além de um painel que traz o novo código florestal.

Duas árvores, acompanhadas de um monitor, irão circular pelo Shopping Paralela, distribuindo panfletos que sugerem pequenas atitudes que podem ser adotadas em casa, na escola e também no trabalho. São pequenas ações, mas que representam muito para que se tenha um planeta mais saudável.


Programe-se:

FLORESTA MÁGICA
Local: Shopping Paralela
Data: 21 de setembro a 12 de outubro 2011
Horários: De segunda a sexta das 13h às 21h
                Sábado das 10h às 21h
                Domingo das 14h às 20h
Gratuito

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

9º Festival Internacional de Cinema Infantil em Salvador (30/09 a 03/10)

 
Com meia-entrada para toda a família (R$5,00 por pessoa) e oficinas gratuitas, o evento acontece em Salvador entre 30 de setembro a 09 de outubro, no Cinemark do Salvador Shopping.
Sobre o Evento

O Festival oferece mais de 100 filmes dentro da programação da rede Cinemark no Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Recife, Aracaju, São Paulo e Campinas, com oficinas e mostras ao público infantil. A novidade deste ano é a sessão Pequeno Cientista, onde acontece discussões com um cientista, que ensina crianças a desenvolverem um tema através de um longa-metragem.

Em 2011 o FICI - Festival Internacional de Cinema Infantil traz a bem sucedida experiência do ano anterior, que é a dublagem ao vivo com oito filmes selecionados para a exibição. O intuito dessa performance é que o público possa conhecer um pouco mais sobre o trabalho dos dubladores brasileiros.

Há mostras competitivas e não competitivas, Fóruns dedicados ao desenvolvimento de propostas audiovisuais com crianças e sessões agendadas com o projeto "A Tela na Sala de aula", além de 124 filmes concorrendo nas categorias de curtas metragens dentro do Prêmio Brasil de Cinema Infantil. A Holanda é o país homenageado pelos organizadores do festival, por ser um grande produtor de filmes de animação no mundo.

E acontecerá no dia 08 de outubro, também no Cinemark do Salvador Shopping, a Cerimônia de Premiação dos melhores curtas, inclusive os finalistas já foram escolhidos por 05 alunos de Salvador, no último dia 17.

Segue uma video propaganda do FICI, mas em Salvador é de 30 de setembro a 09 de outubro. 

Em breve posto aqui toda a grade de programação.

"Peixonauta da TV para o Teatro" em Salvador de 03 a 06.10




Peça de enorme sucesso no eixo Rio-São Paulo, o espetáculo infantil Peixonauta da TV para o Teatro, finalmente chega a Salvador.

Acontecerá de 03 a 06 de outubro no Teatro Jorge Amado, e os ingressos já estão sendo vendidos.

Uma super produção totalmente brasileira que foi adaptada para o teatro pelo famoso casal Angélica e Luciano Huck. Eles viram no interesse dos filhos pela animação, uma grande oportunidade de investimento e resolveram, em parceria com a empresa "Aventurinha" de Aniela Jordan e Luiz Calainho, levar a produção para o teatro.

Desde o início, cada versão do roteiro era testada e aprovada por Joaquim e Benício (filhos do casal). Os detalhes de qualquer mudança na história eram levados às crianças pelo pai: a produção - e ele - queriam saber sempre a reação delas. Se sentiam medo ou se assustavam demais, o roteiro era alterado. Para a confecção dos bonecos e do cenário, eles convidaram a companhia de teatro Pia Fraus.


Uma prévia do que será apresentado no teatro:

Para saber mais sobre o desenho animado: 
Peixonauta é a primeira série de animação de concepção artística-autoral brasileira, com 52 episódios de 11 minutos, produzida inteiramente no Brasil. A série foi criada e produzida pela TV Pinguim em associação com a Discovery Kids Latin América. A história segue as incríveis e às vezes escorregadias e molhadas aventuras de um peixe agente secreto e seus melhores amigos, Marina e Zico. Criada para as crianças de 4 a 12 anos, Peixonauta conta as aventuras de um peixe que, com a ajuda de um escafandro cheio d’água (o Bublex), vive entre o “mundo molhado” e o “mundo seco”, revelando mistérios e buscando soluções para proteger o meio ambiente. Explora de maneira única e divertida os vários mistérios do mundo, sejam eles aquáticos ou terrestres! O telespectador é convidado a se levantar e repetir a sequência rítmica de palmas e pés para abrir a POP e descobrir as pistas secretas de cada episódio.
Na tv aberta, o desenho passa nas manhãs do SBT, no programa Carrossel Animado.
Assista ao episódio completo do desenho animado: "Caso dos Duendes Brilhantes":


Programe-se:
PEIXONAUTA DA TV PARA O TEATRO: O CASO DA GRANDE CHUVA
Local: Teatro Jorge Amado (Av. Manoel Dias da Silva, Pituba)
Data: 03 a 06 de outubro (segunda a quinta, é durante a semana mesmo)
         03 e 04/10 -      Sessões as 19h, aberta ao público
         04,05 e 06/10 -  essões do Projeto Escola, as 09h e 14h
         05 e 06/10-       Sessão aberta ao público as 16h
Preços: R$80,00 inteira e R$40,00 criança
Crianças de até 2 anos não pagam , ficando no colo do acompanhante.
Os ingressos já estão sendo vendidos na bilheteria do Teatro Jorge Amado (3525-9709 - Qua a Dom, 14h as 20h) e na Quality Bahia (3378-8975, Lauro de Freitas).

Site: http://www.peixonautadatvparaoteatro.com.br/

Pelo Projeto Escola os ingressos custam  R$40.00, e as escolas que estiverem interessadas em oferecer essa excelente oportunidade (olha ai o Dia das Crianças), pode entrar em contato com a simpaticíssima Marjore,  da Quality Bahia.

Com direção de Marília Toledo, concepção de Beto Andreeta (diretor artístico da Cia. Pia Fraus), trilha sonora de Paulo Tatit (Palavra Encantada) e um grupo de oito atores, que se revezam na manipulação dos bonecos utilizando diversas técnicas, a adaptação tem tudo para fazer uma incrível temporada em Salvador, que está sob responsabilidade da Quality Bahia (http://www.qualitybahia.com.br/).
Na peça os personagens Peixonauta, Marina, Zico, Pedro, Juca e Agente Rosa são bonecos de espuma com cerca de um metro de altura. Oito atores se revezam na manipulação e usam várias técnicas várias técnicas, como a manipulação direta, manipulação com varetas e a técnica japonesa unraku,onde três manipuladores fazem o movimento de um mesmo boneco, dando ao personagem um movimento mais próximo do humano. A identificação dos fãs da série vai ser imediata porque as vozes dos bonecos foram gravadas pelos mesmos dubladores da TV.
A história gira em torno dos peixes-agentes secreto que desvendam os mistérios do mar e ensinam as crianças sobre trabalho em equipe, o bem estar entre amigos, a preocupação com a natureza e a alimentação saudável.

Livro Infantil no combate a Pedofilia


Já é complicado explicar para as crianças de onde vêm os bebês, imagine falar sobre abuso sexual para seu filho pequeno. E tem que falar. Eles entendem sim.
Segundo a World Childhood Foundation (organização sueca que combate a pedofilia em diversos países), especialistas avaliam que, a partir dos 5 anos, já é possível orientar a criança sobre a abordagem sexual imprópria por parte de adultos.
Odívia Barros, como inúmeros pais, passou por essa dificuldade , e pior, por essa triste realidade, pois foi abusada sexualmente na infância e preocupada com a segurança da própria filha, decidiu escrever "Segredo Segredíssimo", primeiro livro do gênero no Brasil. Thais Linhares é a responsável pelas ilustrações.
Com o hábito de contar historinhas de ninar, Odívia percebeu a eficiência dos contos de fadas para ensinar e explicar os perigos do mundo usando linguagem lúdica, com a seriedade que esse problema exige.

O volume foi avaliado por educadores e pode ser adotado por pais, responsáveis e professores.

Creches, escolas, parques, praças, playgrounds e centros esportivos são apontados como lugares preferidos pelos pedófilos. Com a internet, as redes sociais facilitaram a ação dos abusadores.
Agora nós pais temos esse livro como um aliado para informar, educar, alertar e evitar essa triste realidade que infelizmente cresce tanto, como vemos diariamente nos noticiários. E não são apenas meninas como costumamos pensar, os meninos também.
O livro conta a história de Adriana, uma menina que guarda um segredo que a entristece. Por sorte, Alice, uma amiga muito esperta, a ajuda dando conselhos valiosos.

Valor médio do livro: R$20,00 (a venda nas melhores livrarias).

Recomendadíssimo!

Para saber mais sobre o combate à pedofilia, vale a pena conhecer o belíssimo trabalho da Childhood Brasil: http://www.childhoodbrasil.org.br/
Páginas do Livro Segredo Segredíssimo http://www.folha1.uol.com.br/






Local para Festa Infantil em Salvador : Habib´s (I)


Uma opção de aniversário super tranquilo, e divertido para as crianças é no Habib´s. Realizei o da minha filha ano passado(fiz no da Pituba), gostei tanto que recomendo!

A Bib´s Festa inclui:Convites
                                   Salão decorado com balões
                                   Salão decorado com personagens do Habib´s
                                   Toalha de mesa do bolo e dos doces
                                   Painel com nome da criança
                                   Pratos e talheres descartáveis
                                   Parque Infantil (Brinquedão e La Bamba)

Obs: O salão é reservado apenas para sua festa (no meu foram 60 pessoas), porém o parque infantil outras crianças podem utilizar.

Condições:
O Salão não é cobrado nem os itens acima da Bib´s Festa, é oferecido mediante consumo exclusivo de alimentos e bebidas do Habbi´s.

Pagar R$100,00 de caução no dia da reserva(que depois é descontado no valor final da conta, no dia da festa).

É obrigatório comprar o bolo deles – R$49,00(2kg de bolo)
Obs: Eu comprei dois, 01 de chocolate e 01 de nozes e garanto que é gostoso

Os docinhos de festa devem ser comprados lá – R$27,50 (50 unidades) Sabores: brigadeiro, beijinho e cajuzinho)
Obs: Os docinhos são bem pequenos, mas são saborosos.

É proibido levar outros tipos de doces.

É permitido apenas levar guloseimas (pirulito, chicletes, balas, chocolate,etc).

Boate -  É opcional e custa R$100,00 com DJ animador, o periodo da festa.
Obs: Gostei muito, lá tem uma mini boate (foi por isso que minha filha escolheu lá)  e o DJ é super animado, brinca o tempo todo. Ele inclusive distribuiu alguns brindes para as crianças, mas eu também levei alguns para serem distribuídos principalmente na boate.

Toda a comida e bebida deve ser solicitada do cardápio do Habib´s.

Obs: Na minha festa eu deixei os pedidos livres, e para não demorar o serviço, solicitei deixar bandejas com itens variados, nas mesas dos convidados. Também pedi que as bebidas fossem constantemente circulando pelo salão, e deixei um balde com copinhos de água na saída da boate e no parque para as crianças se refrescarem.
Mas também você pode controlar os pedidos, vai do seu gosto e seu bolso.

O aniversário durou 03hs, e como foi num sábado a tarde, praticamente só tinham os convidados no local.

Os convites oferecidos são simples, mas vale pela praticidade, porém eu mesma confeccionei os convites do aniversário de Vanessa, que foi em formato de bolsinha (mas isso é assunto para outro post).

Outra coisa que fiz foi que personalizei todas as guloseimas que levei e ainda mandei fazer um banner com fotos da aniversariante, ficou fofo!

Podem procurar a Leila, que é uma simpatia.
Habib´s Pituba – 3240-6225 - Av Otávio Mangabeira, 2035, Salvador.
Obs: Informações fornecidas dia 19/09/11, qualquer alterção não é de responsabilidade deste blog.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Fábulas Fabulosas, na Biblioteca Infantil Monteiro Lobato (grátis), 21/09


A Cabriola Cia de Teatro apresentará o espetáculo infantil Fábulas Fabulosas, dia 21/09 (quarta-feira) na Biblioteca Infantil Monteiro Lobato, as 15h (é gratuito). 

Esta peça faz parte do Projeto de Incentivo a Leitura e Contação de Histórias criado pela Cabriola Cia de Teatro.
O Projeto teve início de 2009 com a peça “Quem Conta, Faz-de-Conta” (Indicado ao Prêmio Braskem de Teatro como Melhor Espetáculo infanto-Juvenil de 2009) que faz várias apresentações em Salvador durante esses dois anos.
A montagem lúdica, fala de animais que têm características humanas. O diferencial no espetáculo é a utilização de recursos como fantoches, máscaras e origamis na condução da trama.
Diversão garantida!