sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Programação Infantil em Salvador: Zoológico com novidades






Inaugurou no dia 2 de setembro, a nova ala dos macaquinhos, de longe os preferidos da criançada e dos adultos também, digo no meu caso que adoro olhar as "macaquices"..rs.

Nessa novo espaço estão 83 espécimes de micos leões de cara dourada, saguis, macaco prego do peito amarelo, entre outros.

De acordo com o coordenador do parque, Gerson Norberto, o espaço permitirá uma maior proximidade do público com os animais de maneira segura, tanto para o animal quanto para o visitante. Ele explica ainda que, com a nova estrutura, será possível realizar o trabalho de agrupar e organizar as famílias de primatas da Mata Atlântica que vivem no Zoo e as demais que em breve serão abrigadas.    

Norberto ressalta que o processo de reestruturação de grupos familiares é muito importante. Com a convivência, os espécimes se entrosam e, depois de organizados, eles serão encaminhados para programas de soltura e reeintrodução realizados pelo Ibama, Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), além de permitir a reintrodução do animal em seu habitat natural, em áreas de reserva. 

Interação e lazer gratuito – O novo habitat dos primatas faz parte da terceira etapa da reforma no parque, iniciada em 2007. “A ideia é fazer do Zoo uma instituição em prol a vida animal, onde os visitantes possam interagir com as espécies sem perder o foco do cuidado com os animais”, pontuou Norberto, destacando ainda que o Zoo de Salvador é uma das poucas opções de lazer onde o publico pode ter momentos junto a natureza e receber informações sobre o meio ambiente. 

Próximas mudanças - Em continuidade à sua reestruturação, o coordenador do Zoológico de Salvador, Gerson Norberto, informa que estão em andamento mais três outras etapas das 29 novos setores que integram o Plano Diretor elaborado pela equipe responsável pelo Zoo. São elas: uma passarela das baleias jubartes, projeto em que vai permitir o público por meio de lunetas avistar as baleias que passam na orla em frente à praia da Ondina. Além disso, serão criados os setores para as tartarugas marinhas, que consiste no trabalho de manejo e educação ambiental desses animais, e para serpentes e anfíbios – que vai garantir ao publico ver de forma subterrânea o habitar das serpentes e anfíbios do Brasil.  

Melhorias realizadas no Zoo - Os visitantes já podem apreciar no Zoo de Salvador a casa dos 10 Felinos Selvagens Brasileiros. Onças pintadas e pretas e as sussuaranas vivem hoje numa área com 42% a mais de espaço. As jaulas e as grades foram substituídas por vidro laminado, a fim de proteger e respeitar os aspectos fisiológicos e comportamentais dos animais.

As informações foram do site do zoo: http://www.zoo.ba.gov.br/

Uma parte que amei foi o novo aviário, visitamos no início desse ano, é um local onde temos contato com diversas aves que ficam soltas ,o mais interessante é a reprodução dos biomas Mata Atlântica, Caatinga e Manguezal, que inclusive minha filha estava estudando na escola e dessa forma ela teve um conhecimento na prática.

Vale sempre lembrar: nunca dar comida aos animais, use filtro solar, beba água e use um calçado confortável.
Divirta-se!

Local: Zoólogico de Salvador
Endereço: Rua Alto de Ondina, s/n, Ondina. 
Horários de funcionamento: Terça a Domingo e Feriados, das 08:30 as 17:00h   
Entrada: Grátis

Nenhum comentário:

Postar um comentário