quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Teatro para bebês em Salvador - 01 e 02/10



Inédito em Salvador o espetáculo De sol, de céu e de lua, é voltado para o público baby. Surpresa? Mas é isso mesmo.  
Normalmente deixamos a criança crescer mais um pouquinho para levá-las ao teatro, já que achamos que ela vai se cansar, chorar, sentir fome e não entender o que acontece. E de fato é assim. Mas imagine levá-lo ao teatro e ele se mostrar interessado, interagir e bater palminhas? Fofo, né?  

Essa peça é  idealizada pela atriz e produtora Mariana Moreno e pela Cia. Teca-Teatro, com participação de Marconi Araponga e Luciana Comin, tendo objetivo de proporcionar um entretenimento artístico e cultural, através de estímulos sensoriais, imagens poéticas, sons e a dramaturgia, valorizando a subjetividade do mundo infantil por meio do surrealismo dos poemas de Manoel de Barros (Cuiabá, 1916-) e o período surrealista de Joan Miró (Barcelona, 1893-1983).

Para os que apostam nesse segmento acreditam que a capacidade poética nasce com o ser humano e, por isso,  os pequenos têm direito à cultura e ao convívio social tão logo vêm ao mundo. Eu concordo. E tem muito mais gente apostando nesse público aqui no Brasil, tanto que esse ano aconteceu o I CICLO INTERNACIONAL DE TEATRO PARA BEBÊS simultaneamente no Rio de Janeiro e em Brasília, com patrocínio do Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e do Centro Cultural Banco do Brasil, esse evento reuniu artistas da França, Espanha, Itália e Brasil, em apresentações, oficinas e mesas-redondas.

Segue descrição do espetáculo por Mariana Moreno (retirado do blog http://desoldeceuedelua.blogspot.com/:

"Os bebês não separam realidade de sonho. Por isso nosso espetáculo busca um apuro visual. Para estimular o público as cores fortes e primárias da arte pictórica de Joan Miró, com suas formas desconstruídas por uma apurada técnica, que busca, de modo agudo, o distanciamento das normas acadêmicas, conquistando a “infância do traço” e reencontrando (ou conquistando) a infância em plena maturidade profissional.
Ao encontro de Miró trouxemos a poesia de Manoel de Barros. Por muitos considerada surrealista, nada mais é do que a arte de um menino, que do auge de seus 95 anos, brinca de jogar com as palavras, pintando quadros poéticos com frases nonsense que desregulam os sentidos. Para Manoel “Arte não tem pensa:/ O olho vê, a lembrança revê, e a imaginação transvê./ É preciso transver o mundo. / Isto seja: / Deus deu a forma. Os artistas desformam. / É preciso desformar o mundo:/ Tirar da natureza as naturalidades.”
Crianças de todas as idades transvêem o mundo. E essa é a premissa da qual partimos para a construção deste espetáculo.
Em relação à linguagem, o bebê, por exemplo, só começa a estabelecê-la após os 12 primeiros meses. Ora, fazer um espetáculo com o recurso da blablação (gromelô) não fará a pessoa bebê entender melhor a situação cênica. Priorizamos então os mais velhos (crianças e adultos), permitindo-lhes a compreensão (daquilo que pode ser compreendido) através da linguagem falada, levando a ‘perturbação dos sentidos’ para as frases e orações, e não para as sílabas e letras. Para todos (bebês, crianças, jovens e adultos) priorizamos o trabalho corporal no auxílio para a narrativa dramática.
Para o bebê, teatro, dança e música são indissociáveis. Por isso o espetáculo é pleno de trilhas musicais e efeitos sonoros (ao vivo e em off) para auxiliar nessa narrativa não-linear, lírica e onírica estruturada pelos artistas criadores.
Na medida do possível se buscará (nossa estreia será dia 01-10-2011) o contato com as crianças por meio de outros sentidos, além do da visão e audição. O toque das atrizes em crianças que poderão estar em cena, o contato com esguichos, bolinhas de sabão, efeito de gelo seco (em geral com um perfume agradável), a utilização de tintas comestíveis na cena e a possibilidade de todas explorarem os detalhes do cenário no final do espetáculo, dará conta da proposta estésica objetivada."

Programe-se!
Espetáculo Infantil De sol, de céu e de lua 
Local: Teatro SESI Rio Vermelho – Rua Borges dos Reis, 9, Rio Vermelho. Telefone: 3616-7061
Data: 01 e 02/10 - sab e dom, 16h30
Preço: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)
Idade: 0 a 100 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário