sexta-feira, 23 de setembro de 2011

III Mostra de Orquídeas Palacete das Artes Rodin Bahia


Orquídeas são minhas flores prediletas, ou melhor rosas e tulipas também..rs. Enfim flores são sempre lindas e vale levar as crianças para conhecer melhor essa dádiva da natureza e para os pais que se interessarem, tem as oficinas. 

MOSTRA DE ORQUÍDEAS
A III Mostra de Orquídeas é realizada pelo Palacete das Artes em parceria com a O.B.A. Orquidófilos Baíanos Associados.
Na sua programação, com visitação gratuita aberta ao público, constam abertura Oficial, no dia 23 (sexta-feira) às 10h, Oficina de Cultivo , dia 24, com Roland Cooke, às 11h e, no mesmo dia, às 16h, palestra de Cassio Wanderberg, “Biologia das Orquídeas “.
 No domingo, dia 25, às 16h, palestra de Francisco Parente sobre “Noções de Cultivo de Orquídeas”. A mostra estará aberta, sempre, das 10h às 18h.


A Lenda da Orquídea:
Conta a lenda, que a primeira orquídea nasceu quando uma jovem e bela mulher ambiciosa que só se preocupava com a própria elegância, desprezava o amor de vários pretendentes que lhe traziam presentes. Os deuses resolveram castigá-la e fizeram com que a jovem mulher se apaixonasse por um homem que não a correspondia, como castigo pelo seu desprezo.
Essa mulher pediu ajuda a uma bruxa que prometeu a ela que o seu amado não teria outro amor em troca de sua alma. E assim, a bruxa o transformou em uma árvore. A mulher se abraça a essa árvore em prantos e pede aos deuses para transformá-lo em homem novamente. Um gênio que passava por ela e viu o sofrimento, ficou com pena da jovem para mantê-la perto do seu amado e a transforma na orquídea.
Por isso o significado das orquídeas está ligado ao amor, luxo, riqueza, elegância, força, beleza e ambição. Na Grécia antiga, as orquídeas significavam virilidade, os astecas bebiam um chá feito com orquídeas para dar poder e força e na China mastigava-se o sulco para curar doenças pulmonares, pois se acreditava que as orquídeas tinham poder de cura e proteção.
As orquídeas são presentes perfeitos para várias ocasiões e podem ser dadas para homens e mulheres. As cores para presentes femininos são rosa, coral, vinho e bege e para os homens as mais indicadas são as orquídeas amarelas e brancas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário