sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Teatro de Bonecos Chico Rei - 30/09 a 02/10




Espetáculo para crianças maiorzinhas, o Teatro de Bonecos “Chico Rei”, conta a história de uma personagem que se torna um herói político e habilidoso, quando reconstrói, simbolicamente, seu reino em meio à repressão e ao preconceito, numa época em que nada era mais valioso que o ouro.
Apropriando-se da estatuária africana e do barroco mineiro, mais especificamente do Antônio Francisco Lisboa – o Aleijadinho, o espetáculo propõe um confronto entre estas duas estéticas tão diferentes, que ao mesmo tempo refletem a produção de imagens dos negros do Congo e dos mestiços brasileiros do século XVIII, ressaltando a importância dessa confluência para a formação da arte e do povo brasileiro.
Dentre as inúmeras histórias geradas pela conflituosa relação entre os escravos e os colonos brasileiros, a de Chico Rei é uma das mais fascinantes, pelo fato de, habilidosamente e envolto a um grande carisma, ter não só sobrevivido, como prosperado em meio a tamanha repressão. As histórias contam como Chico Rei construiu a Igreja do Alto da Cruz e teria introduzido o Congado no estado de Minas Gerais, com o Reisado do Rosário.
Sua história alimenta a memória, a tradição e desdobra a ambigüidade das festas, o significado de preservação da celebração das congadas e a importância do imaginário popular. A história do Rei do Congo não evoca só a história da resistência do negro sobre as condições do século XVIII, mas alude às situações vividas, atualmente, no país, como o racismo não declarado.
O acesso ao espetáculo apresentado na Caixa Cultural Salvador será feito mediante a troca de 1 kg de alimento por um ingresso, na bilheteria do local.

Programe-se
Evento: Espetáculo Teatral de Bonecos “Chico Rei”
Local: CAIXA Cultural Salvador (Rua Carlos Gomes, 57, Centro, Salvador)
Data: De 30 de setembro a 2 de outubro (sexta-feira, sábado e domingo, às 20h)
Entrada: 1 kg de alimento (trocado a partir das 14 horas do dias de espetáculo)
Classificação: 12 anos
Informação: (71) 3421-4200

Nenhum comentário:

Postar um comentário