quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Programação Infantil Salvador: Áfricas, dias 15 e 16/10/11


É o primeiro espetáculo infantil da trajetória de 17 anos do Bando de Teatro Olodum.
"Áfricas", espetáculo infanto-juvenil traz à cena o continente africano, através da sua história, seu povo, seus mitos e religiosidade.
 A peça abordará o universo mítico africano em uma tentativa de suprir a escassez de referenciais africanos no imaginário infantil, povoado de fábulas e personagens eurocêntricos. Assim, desfilarão no palco do Teatro Vila Velha personagens que revelam o modo de ser do povo africano, as formas de se relacionar com a natureza e com o sagrado e os traços que unem o Brasil, em especial a Bahia, ao continente negro. Mas não uma África singular, com as imagens estereotipadas de animais selvagens, doenças e fome. E sim, um continente complexo, formado por mais de 50 países e centenas de dialetos e povos com histórias diferenciadas, formas de resistência e sobrevivência e um rico modo de se relacionar com o sagrado. Enfim, a África no plural.
"Queremos proporcionar um encantamento com a África, sua história e cultura e despertar a curiosidade de todos em conhecer mais sobre este imenso continente tão importante para o Brasil", afirma a diretora Chica Carelli.
Há 17 anos, o Bando de Teatro Olodum fez a opção de fazer teatro através do olhar das comunidades negras, grupos discriminados e excluídos de diversas esferas sociais e artísticas. Uma das referências sempre recorrentes da arte negra e, portanto dos trabalhos do Bando de Teatro Olodum, é a riqueza cultural africana, da qual o Brasil é um dos principais herdeiros.
Mais uma vez, o Bando canta, toca e dança para abordar o universo mágico e lúdico das lendas e contos africanos que ultrapassaram séculos e continentes através das narrativas dos griôs, ancestrais conhecedores dos saberes e da linguagem oral.
Entre estes contos selecionados pela diretora e elenco, está o da Criação do Mundo, que narra a aventura de Oxalá, enviado por Olorum para criar os recursos da terra e o homem, obra mais difícil. Conta-se que Oxalá utilizou-se de vários elementos para feitura do ser humano (água, fogo, pedra, madeira etc) e todos se tornaram ineficientes, até que Nanã Buruku, a mais velha e sábia dos deuses, apresentou a Oxalá a lama, com a qual o homem foi moldado e ganhou vida.
"Queremos apresentar estas histórias de forma lúdica e mágica, despertando também o interesse de adultos. Em nenhum momento pensamos em infantilizar a África", revela a diretora que pesquisou dezenas de contos e histórias africanas, incluindo os mitos dos Orixás, além de ouvir pesquisadores sobre a África.
"Áfricas" é peça dirigida por Chica Carelli, com coreografia de Zebrinha, direção musical de Jarbas Bittencourt, iluminação de Fábio Espírito Santo e Rivaldo Rio e figurinos e adereços de Zuarte Jr.

Fonte: Revista Raiz

Programe-se:
Áfricas 
Local: Teatro Vila Velha - Av. Sete de Setembro, s/n - Passeio Público,  Salvador - BA CEP fone: 71  3083-4600
Data: 15 e 16 de outubro 2011
Horário: 16h
Preço: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia).
Site:
www.teatrovilavelha.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário