sábado, 22 de outubro de 2011

Exposição Dinossauros da Patagônia em Salvador 21/10 a 12/11/11 (Grátis)


De 21/1 a 12/11 os soteropolitanos poderão conhecer de perto e com detalhes 11 réplicas de fósseis originais de espécies encontradas na região da Patagônia argentina.
A exposição “Dinossauros da Patagônia” foi montada por paleontólogos argentinos, que vieram especialmente ao Brasil para montar os quebra-cabeças de ossos que ficarão expostos de graça. A mostra é inédita no Brasil .
Os dinossauros só habitaram a América do Sul e, por isso, têm características bem próprias. Os menores viveram há 240 milhões de anos. Os maiores, há 60 milhões.
A Patagônia é muito rica em fósseis porque a Cordilheira dos Andes foi a última cadeia montanhosa que se formou. Com isso, muitos dos animais que morreram ficaram no alto das montanhas. Quando o vento tira a areia das montanhas, os ossos começam a aparecer e revelar tanto animais carnívoros quanto herbívoros de diversos períodos da era paleontológica, que engloba os períodos triássico, jurássico e cretáceo.
O que eles comiam depende do formato dos ossos. Os carnívoros têm mandíbulas muito grandes, duas patas apoiadas no chão e outras duas mais curtas para pegar a presa. As duas patas tornavam-nos mais velozes para alcançar a presa. Os herbívoros têm testa pequena, pescoço comprido e quatro patas no chão, porque andavam mais devagar buscando as folhas das árvores.
O maior e mais temido dinossauro carnívoro que já habitou a terra, o Giganotossauro, também está na exposição. A réplica tem 14 metros de comprimento, cinco metros de altura e uma boca de dois metros. O Giganotossauro é considerado a principal atração. Fica bem no meio da exposição itinerante, que já passou por vários países da Europa e nesse ano esta percorrendo pelo Brasil e agora encontra-se na nossa cidade. Imperdível!

Programe-se!
Exposição Dinossauros da Patagônia
Local: Shopping Paralela (Praça Central)
Horário: Funcionamento do Shopping
Gratuito

Nenhum comentário:

Postar um comentário