Consolidada como um dos principais eventos do estado, a Bienal do Livro da Bahia, acontecerá este ano, de 28 de outubro a 6 de novembro, no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador. A grande festa do livro fará parte do calendário oficial das comemorações do Ano Jorge Amado, celebrando o centenário de nascimento do escritor baiano.
Além de reunir editoras de todo o país, a Bienal do Livro Bahia possui na programação: Café Literário onde acontecem bate-papos com autores; atividades infantis; Praça de Cordel e Poesia para valorização e resgate do folclore brasileiro; Sessões de Autógrafos; lançamentos de livros e visitação orientada para escolas. Mas os visitantes podem esperar por muitas outras novidades. A cada edição a Bienal apresenta atrações inovadoras, com momentos inesquecíveis de entretenimento para os apaixonados pela literatura.
Desde a primeira edição, em 1996, a Bienal do Livro Bahia recebeu mais de 1 milhão e 500 mil pessoas, das quais, 540 mil crianças através da visitação escolar. A área útil passou de 5,6 mil m², em 96, para 16 mil m², em 2009.
Para 2011, a expectativa é receber aproximadamente 270 mil pessoas, sendo 50 mil estudantes. A organização do evento também espera receber 385 expositores - entre editores, livreiros, distribuidores, veículos de comunicação e instituições do setor.
EVENTOS PARALELOS
- ATIVIDADE INFANTIL Lugar da criançada na Bienal do Livro Bahia. Com o objetivo de aproximar o público infantil do universo dos livros, a área das atividades infantis desperta o gosto pela leitura, o poder da imaginação e da criatividade. Com cenografia lúdica, conta com uma programação cultural variada, elaborada especialmente para explorar a literatura infantil por meio de atividades como oficinas, contadores de histórias, teatro, música, fantoches, entre outras.
- VISITAÇÃO ESCOLAR A Visitação Escolar é um dos programas mais importantes e especiais da Bienal. Durante cinco dias são disponibilizados horários específicos para as visitas de alunos de escolas públicas e privadas. Monitores orientam os estudantes com sugestões para aproveitar o tempo da visita à Bienal do Livro Bahia, dicas para localizar livros e autores preferidos, a programação do dia, os serviços, etc. Estudantes da capital e do interior da Bahia, além de outros estados - como Sergipe e Pernambuco – já fizeram parte deste programa.
- CAFÉ LITERÁRIO Ponto de encontro entre público, autores e personalidades do meio cultural. Neste espaço acontecem bate-papos sobre os mais variados temas: humor, consumo, livros de cabeceira, processo criativo, etc. Além de escritores e personalidades de sucesso no cenário nacional, autores de todo o Nordeste têm participação especial na programação.
- PRAÇA DE CORDEL E POESIA
Espaço para valorização do folclore brasileiro, a Praça de Cordel e Poesia une estes dois formatos de produção literária em um mesmo palco. O Cordel é representado por diversas manifestações artísticas: poesia improvisada de suas cantorias, oficinas e exposições de composições literárias - folhetos de cordel. Já a poesia mostra de forma lúdica o sentimento humano, através da leitura e da interpretação de poesias, reunindo poetas de todo o estado e apreciadores desta arte.
Programe-se!
10ª BIENAL DO LIVRO DA BAHIA
Local: Centro de Convenções da Bahia - Av. Simon Bolivar S/N - Salvador - Bahia
Data: 28 de outubro a 06 de novembro de 2011
Horários: 28 de outubro – 12h às 22h
29 de outubro a 06 de novembro – 10h às 22h
Ingressos:R$ 8,00 - inteiro
R$ 4,00 - meia-entrada para estudantes e idosos.
Os estudantes devem apresentar documento de identificação estudantil com data de validade.
Caso no documento apresentado não conste data de validade, deverá ser apresentado outro que comprove a matrícula ou a freqüência no ano letivo em curso acompanhado de carteira de identidade.
Os idosos devem apresentar carteira de identidade.
Menores de 1,00m não pagam.