sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Visita a Nariz Gigante (gratuita)

 

Evento orienta população sobre a importância da respiração nasal para a saúde e bem-estar

Um nariz gigante será atração no Shopping Barra , de 04 a 06 de agosto. Cuide de Seu Nariz” é uma exposição inédita e itinerante realizada pela Academia Brasileira de Rinologia (ABR).

A superestrutura inflável e em alto relevo permite aos visitantes conhecer com detalhes o nariz humano, sua fisiologia básica e as principais doenças que podem afetá-lo. “A ideia é chamar a atenção das pessoas para a importância da respiração nasal, tema proposto pela campanha “Respire pelo Nariz e Viva Melhor”, realizada desde 2008 pela ABR.”, explica o Dr. João Teles Junior, otorrinolaringologista e coordenador do evento.

O nariz gigante possui cerca de 5,5 metros de altura por 12 metros de largura e 15 metros de comprimento, e será organizado em duas alas, sendo a entrada pela narina esquerda - apresentando a fisiologia de um nariz saudável, e a saída pela narina direita – mostrando as afecções mais comuns do nariz: como as doenças respiratórias, o desvio de septo, o ronco e apneia do sono.

A exposição lúdica conta também com palestras de otorrinolaringologistas, numa tenda chamada “Cine Saúde”, que explica como a respiração acontece e porque é tão importante que ela seja feita pelo nariz e não pela boca. Além disso, o público é alertado sobre os principais problemas que acometem as vias respiratórias superiores, os sintomas que podem evidenciar alterações da saúde nasal e as melhores formas de prevenção. Também estão programados testes de aroma, equipe de entretenimento e distribuição de folhetos.

De acordo com o Dr. Leonardo Sá, otorrinolaringologista e coordenador da exposição “Esta exposição promovida pela Academia Brasileira de Rinologia tem como objetivo primordial a conscientização da população sobre as funções exercidas pelo nariz, seios paranasais, e, principalmente, o papel primordial que exerce na respiração”. Há quatro anos a campanha “Respire pelo Nariz e Viva Melhor” orienta e leva informações à população através dos principais especialistas no assunto.
Exposição Cuide do Seu Nariz
Data:: 4 (14h às 22h) 5 e 6 de agosto (9h às 22h)
Local: Praça Central do Shopping Barra
Exposição Gratuita

2 comentários: